As vendas online têm revolucionado os hábitos de compra dos consumidores e a forma como as empresas oferecem seus serviços, com um crescimento notável no setor de alimentos e bebidas nos últimos anos. Hoje, a conveniência dos aplicativos permite que os clientes façam mais do que apenas compras pontuais. Dessa forma, supermercados que não investem no e-commerce correm o risco de ficar para trás nesse cenário competitivo. Continue lendo para saber como implementar essa modalidade de vendas em seu negócio e ficar à frente no mercado.
A tendência das vendas online em supermercado
Na sociedade atual, contamos com diversas comodidades, uma delas é a possibilidade de comprar online dentro das mais diversas modalidades. Para acompanhar essa tendência, as empresas precisam investir e melhorar seus serviços, oferecendo aquilo que o público busca. Atualmente, o setor de supermercado está numa crescente, por conta do aumento impressionante no setor de alimentos e bebidas nos últimos anos. Assim, isso destaca uma mudança significativa no tipo de produtos comprados pela internet no Brasil, já que, até alguns anos atrás, os pedidos online eram majoritariamente focados em móveis, roupas e eletrodomésticos.
Como funcionam as vendas online em supermercado
Como em qualquer e-commerce, o pedido em supermercado é feito através da loja online, e, depois que é registrado no sistema, a lista de compras do cliente é impressa e entregue a um atendente, que se encarrega de buscar os produtos selecionados na loja física.
É nesse estágio que o supermercado precisa ser extremamente cuidadoso, pois alguns itens escolhidos podem não estar disponíveis. Por isso, a gestão de estoque nesse setor é mais complexa do que em outros segmentos do comércio eletrônico.
Implementando as vendas online em seu supermercado
Considerando as particularidades do e-commerce para supermercado, é preciso também ver com atenção a melhor maneira para implementá-lo, passando por passos como os seguintes:
Conheça seu público-alvo: realize uma pesquisa detalhada do seu público-alvo, assim você entenderá exatamente com quem está se comunicando e como melhor atender às suas necessidades.
Realize um inventário dos seus produtos: pesquise quais produtos sua clientela mais deseja e encontre fornecedores que possam suprir essa demanda. Dessa forma, o número de vendas aumentará substancialmente e você poderá atender a novos públicos de maneira mais eficaz.
Compreenda as principais taxas do e-commerce: aprenda sobre taxas e detalhes importantes para a administração de um negócio online, essenciais para a implementação de um mercado online. Além disso, esses indicadores, conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), incluem:
- Visitas: número de visitas que seu site ou aplicativo recebe em um determinado período.
- Conversão: proporção de visitas que resultam em vendas, uma das métricas mais importantes para o e-commerce.
- Vendas totais e perdidas: total de vendas concluídas após adicionar os produtos ao “carrinho”.
- Taxa de rotatividade dos produtos: frequência com que o estoque total de um produto é vendido ao longo do ano.
Invista em um aplicativo de qualidade: ao selecionar a plataforma ideal, procure características como um banco de imagens próprio, gestão de dados simplificada e outros recursos que facilitem tanto sua rotina como gestor quanto a experiência do consumidor durante a compra. Quer uma consultoria personalizada para implementar as vendas online no seu supermercado? Fale com a Contmap!