A gestão pessoal desempenha um papel vital na maximização do potencial humano dentro de uma organização, aprofundando a compreensão das necessidades individuais dos colaboradores e alinhando-as com os objetivos da empresa. Saiba mais sobre essa atividade e as vantagens de contar com profissionais capacitados para desempenhá-la.
Qual a função da gestão pessoal?
A gestão pessoal é o setor encarregado de gerenciar o capital humano de uma organização, adotando estratégias de recursos humanos para harmonizar os interesses dos funcionários com os objetivos empresariais. Portanto, essa atividade implica uma conexão estreita entre os gestores e as equipes, buscando identificar os profissionais mais alinhados com a cultura da empresa e promovendo ações para engajamento, desenvolvimento e motivação. Essas iniciativas devem estar em linha com a estratégia global da organização.
Embora possa haver confusão, há uma distinção entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. O primeiro caso se concentra em eficácia e conformidade, enquanto a Gestão de Pessoas prioriza eficiência e desenvolvimento.
Desse modo, a eficiência refere-se à realização de um trabalho da melhor maneira possível com menor uso de tempo. Contudo, a eficácia implica realizar as atividades de forma adequada para alcançar um propósito ou resultado final.
Nesse contexto, a Gestão de Pessoas visa administrar o comportamento dos colaboradores para que realizem suas atividades da melhor maneira possível, enquanto as práticas de Recursos Humanos visam garantir o bom funcionamento dos setores da empresa.
Quais as atividades e vantagens da gestão pessoal?
A Gestão de Pessoas visa administrar o comportamento dos colaboradores para que realizem suas atividades da melhor maneira possível e aprimorar o desempenho dos colaboradores traz várias vantagens tanto para a empresa quanto para os funcionários. Portanto, veja algumas das atividades desempenhadas e seus benefícios.
- Reter talentos: manter os melhores profissionais na equipe é fundamental para um desempenho excepcional, sendo um dos objetivos da gestão pessoal. Além disso, a permanência dos colaboradores aumenta o comprometimento e maximiza os benefícios de treinamentos e desenvolvimento pessoal.
- Aprimorar o ambiente de trabalho: além de criar um espaço acolhedor para os colaboradores, atividades que promovem um bom clima previnem problemas como absenteísmo, rotatividade, estresse e falhas na comunicação.
- Estimular a motivação e a produtividade: a gestão de pessoas contribui para que o trabalho seja realizado de forma eficiente, impactando diretamente nos resultados, também oferecendo ideias e soluções de software para melhorar processos. Afinal, funcionários motivados são mais produtivos, o que não é segredo para o sucesso da empresa.
- Reduzir custos: ter profissionais motivados e produtivos reduz custos associados aos erros e às horas extras, resultando em um melhor aproveitamento do tempo e recursos.
- Fomentar a dinâmica entre os colaboradores: a gestão de recursos humanos pode promover uma competição saudável entre os profissionais, incentivando-os a alcançar suas metas.
- Obter vantagem competitiva: ao proporcionar um ambiente de trabalho satisfatório, a empresa se destaca e ganha uma vantagem competitiva significativa em relação à concorrência.
Conclusão
Quer uma parceria com profissionais capacitados para fazer a gestão pessoal do seu negócio e desfrutar dos benefícios? Fale com a Contmap e comece hoje a transformar os resultados da sua equipe.